No mês dedicado às mulheres, a Câmara Municipal de Alfredo Chaves aprovou, na 8ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei Ordinária do Legislativo n.º 003/2025, de autoria do vereador Josimar Piumbini, que cria o Programa de Apoio e Incentivo às Mães e Mulheres Responsáveis por Pessoas com Deficiência no município. O objetivo é oferecer suporte a essas mulheres por meio de serviços e iniciativas voltadas à inclusão e ao fortalecimento de políticas públicas.
O programa estabelece medidas como atendimento psicológico gratuito, capacitação profissional para inserção no mercado de trabalho, encaminhamento de mulheres que se dedicam integralmente ao cuidado de familiares com deficiência e que se encontram em situação de vulnerabilidade, além de garantir prioridade no acesso a programas sociais do município.
Também prevê a instituição de parcerias com organizações da sociedade civil e entidades assistenciais para ampliar o atendimento, a criação de grupos de interação para apoio emocional e troca de experiências, atividades de integração familiar e conscientização sobre inclusão, disponibilização de espaços públicos para reuniões e suporte técnico, bem como a realização de palestras e oficinas para empoderamento dessas mulheres e o desenvolvimento de políticas municipais para financiamento de projetos de inclusão e suporte às famílias.
O Projeto de Lei Ordinária do Legislativo n.º 003/2025 foi aprovado por unanimidade no dia 19 de março. A sessão contou com a presença dos vereadores Alefy Júnior Cláudio Simões, Armando Zanata Ingle Ribeiro, Charles Gaigher, Hermes Luiz Marchiori Athaydes, Josimar Piumbini, Nilton Cesar Belmok, Odair Augusto Basso, Renan de Jesus Boldrini e Warlei Ferrarini Pessali.
Durante a discussão da matéria, o autor da propositura destacou a importância de iniciativas para fomentar a promoção de direitos e a melhoria da qualidade de vida das mães e mulheres do município.
"Na última sessão, fiz homenagens a mulheres que representam a força feminina, mas defendo que homenagear é pouco. Esta Casa precisa buscar desenvolver políticas públicas para dar amparo a essas famílias. Quantas mães hoje cuidam de seus filhos com necessidades especiais e não tempo para cuidar de si, muitas não conseguem nem ser inseridas no mercado de trabalho. Sabemos que essa é uma demanda crescente e que, na realidade, o cuidado na quase totalidade dos casos fica a cargo da mãe", afirmou Piumbini.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Alfredo Chaves
Laiz Fidalgo | (27) 99642-9254
comunicacao@camaraalfredochaves.es.gov.br
Data de Publicação: terça-feira, 25 de março de 2025