Nesta quarta-feira, dia 26 de fevereiro, um passo importante foi dado para a construção de um Legislativo ainda mais forte e atuante. Com a alteração do Regimento Interno por meio do Projeto de Resolução n.º 001/2025, as Sessões Ordinárias da Câmara Municipal de Alfredo Chaves, que antes ocorriam quinzenalmente, passam a ser semanais.
Outra alteração feita pela propositura foi o aumento do tempo de duração das sessões, ampliado de duas para três horas. A matéria, apresentada pela Mesa Diretora, composta pelo presidente Josimar Piumbini, pelo vice-presidente Renan Boldrini e pelo primeiro secretário Warlei Pessali, foi aprovada por todos os vereadores e recebeu o apoio unânime dos parlamentares e da população em geral.
De acordo com Piumbini, o objetivo principal da mudança é otimizar os trabalhos legislativos e acelerar a tramitação de projetos, garantindo que as demandas sejam analisadas e encaminhadas com mais agilidade.
“Precisamos justificar os vencimentos recebidos por nós, vereadores. Esse projeto demonstra respeito ao cidadão e também responsabilidade com o dinheiro público, além de aprimorar a rotina legislativa, conferindo mais rapidez e eficiência na tramitação dos processos nesta Casa de Leis”, defendeu o presidente.
Debate do projeto
Durante a discussão da propositura em Plenário, os vereadores Warlei Pessali, Zanata e Professor Alefy manifestaram apoio à propositura. “Nós estamos aqui para trabalhar. Em quinze dias, são muitas as demandas acumuladas, e a sessão fica extensa, o que acaba limitando os debates de serem feitos de forma mais aprofundada”, ponderou o vice-presidente Warlei Pessali.
“Parabéns à Mesa Diretora. A demanda está realmente grande, e a sessão fica extensa, tornando-se pouco atrativa para que os cidadãos possam acompanhar e fiscalizar o nosso trabalho. A proposta é válida frente ao salário do vereador, que é alto e inclusive teve aumento aprovado na legislatura passada. Assim também a gente pode atender melhor à população”, concordou Zanata.
“É um marco na história do município. Uma medida de extrema necessidade e que aproxima o povo do Legislativo, do vereador. A sessão precisa ser pelo menos uma vez na semana e com maior tempo de duração, o que também já está contemplado no projeto. A proposta faz jus ao nosso salário e à importância do papel do vereador na cidade”, destacou o vereador Alefy Simões.
Justificativa da matéria
No texto de justificativa do Projeto de Resolução n.º 001/2025, além do aumento da carga horária de trabalho dos parlamentares para fazer jus aos proventos recebidos, destaca-se que municípios vizinhos e outros de tamanho populacional similar já realizam sessões semanais.
Outro ponto avaliado foi a extensa área territorial de Alfredo Chaves, com 615,67 km², o que implica em número proporcional elevado de demandas diversas, especialmente em infraestrutura. "O aumento na frequência e na duração das sessões permitirá um debate mais aprofundado sobre as soluções para as questões municipais, exigindo maior envolvimento e engajamento dos representantes do povo", concluiu Josimar Piumbini.
Data de Publicação: quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025