A Câmara Municipal também participou da mobilização para construção do Teatro em Alfredo Chaves. Um projeto idealizado pelo Instituto Dinâmico, que está sendo concretizado com o empenho da professora Francisca Mota, pais e colaboradores da entidade, e também apoio da Administração Pública. Na última terça-feira (13/06), a sociedade alfredense recebeu a notícia da doação, à Prefeitura Municipal, dos projetos arquitetônicos para construção do espaço cultural, que possibilitará o incentivo, a valorização e a difusão das manifestações artísticas e culturais do município.
Os Vereadores receberam com satisfação e alegria a notícia da professora Francisca sobre a entrega da documentação ao Prefeito Fernando Lafayette, assim como o agradecimento direcionado à Câmara Municipal pelo incentivo nesta conquista tão importante ao município de Alfredo Chaves. “Há dois anos, a senhora Francisca nos procurou em busca de apoio na elaboração dos projetos arquitetônicos do Teatro Municipal; como a Casa de Leis não pode destinar recurso para essa finalidade, conforme legislação, encaminhamos, no dia 13 de julho/2021, um ofício ao Executivo Municipal para unirmos forças e contribuirmos com o propósito do Instituto Dinâmico, além de angariar emendas parlamentares. Não tivemos retorno das solicitações, o que levou a própria Francisca e os pais dos ex-alunos do Dinâmico investirem nos serviços de engenharia e arquitetura necessários para obra do espaço cultural de uso coletivo”, conta o Presidente da CMAC, Charles Gaigher.
A professora Francisca destaca que o apoio dos Vereadores foi significativo nesse processo para construção do Teatro, pois o esforço do Legislativo Municipal garantiu mais motivação ao Instituto Dinâmico na luta pela implantação de um espaço que promova cultura e lazer à sociedade alfredense, fomente o turismo e a economia do município. “Os parlamentares me receberam, me ouviram e acreditaram no nosso sonho, colocaram-se à disposição para colaborar nos procedimentos para construção do Teatro Municipal. Agradeço a parceria do Presidente Charles e dos demais Vereadores, entre eles, dois de nossos ex-alunos, os Vereadores Hugo Luiz Meneghel e Armando Zanata”, expõe a educadora.
De acordo com o presidente Charles, “a necessidade de um palco para divulgação da cultura e interação da sociedade é visível; agradecemos a dedicação e o empenho da professora Francisca, pais e parceiros do Instituto Dinâmico em prol do Teatro Municipal que, em breve, será realidade com a parceria da Prefeitura Municipal e da Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo, responsáveis pela obra desse bem público”.
O espaço onde será construído o Teatro Municipal foi doação de iniciativa privada, também mobilizada pelo Instituto Dinâmico, assim como o contato com o Secretário da Cultura do Estado, que teve a parceria da Secretaria de Turismo e Cultura de Alfredo Chaves e a participação de representantes da Câmara Municipal e do Conselho de Cultura de Alfredo Chaves.
O reconhecimento pelo trabalho da Francisca Mota Salvador já foi manifestado pela Câmara Municipal, em 2011, com a entrega da Comenda de Honra ao Mérito Cultural à professora. Os Vereadores continuarão acompanhando essa conquista, como cidadãos e agentes políticos, afinal é papel do poder público incentivar e difundir as manifestações culturais e artísticas, assim como garantir a todo cidadão o acesso à cultura.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Alfredo Chaves
Contatos: (27) 99820-1343 | 3269-1653
Redes sociais: @cmac.leg | facebook.com/cmac.leg
Data de Publicação: sexta-feira, 16 de junho de 2023